Como criar um título profissional matador no LinkedIn?

Você já sabe que o LinkedIn tem mais de 562 milhões de usuários e percebe nitidamente a necessidade de se destacar entre os demais. Afinal, a concorrência é enorme e você precisa de alguma maneira mostrar em poucas palavras seus conhecimentos práticos e acadêmicos, e como aplicar tudo isso profissionalmente. Aprenda agora como criar um título profissional matador no LinkedIn.

Quando um headhunter busca por candidatos para preencher uma vaga no mercado de trabalho internacional, ele vai checar inicialmente a foto e o título profissional. Esses são os dois principais itens que merecem maior atenção, por estarem em grande destaque no seu perfil.

Um título profissional de impacto precisa passar as informações mais importantes sobre seu trabalho, um talento único, uma especialidade, sua marca pessoal, uma experiência diferenciada. São 120 caracteres que precisam ser estrategicamente explorados!

Procure mostrar nas palavras o que te torna único

Seus valores pessoais são naturalmente refletidos no seu trabalho. Então, selecione palavras que mostrem características que você possui e que costumam te destacar. Quais aspectos são usualmente elogiados no ambiente de trabalho? Acrescente o principal.

Explore keywords que ajudam no seu posicionamento profissional

Inclua sua principal competência, região de atuação, idiomas dominados, cargo ocupado, alguma formação de destaque. Use as indicações do próprio LinkedIn e inclua palavras mais eficientes, que são mais buscadas pelos empregadores.

Formule uma resposta objetiva para a pergunta do recrutador

Se coloque no lugar do headhunter e elabore um título profissional baseando-se no que ele buscaria se fosse contratar você.

Destaque o título profissional com pequenos detalhes

Separe as competências com asteriscos ou bullets. Isso ajuda a leitura, a organização e o melhor entendimento das informações.

Seja breve e criativo

Escreva o mínimo de palavras que traduzam da melhor forma suas competências e qualidades pessoais que te destacam no campo profissional.

Use o benchmarking

Pesquise a concorrência. Isso mesmo, veja o que outros profissionais da mesma área estão destacando nas suas headlines. Inspire-se e escreva de forma mais direcionada.

Verifique a gramática

Essa será a primeira chance de provar que domina o idioma estrangeiro, a ponto de assumir com tranquilidade um cargo em empresa internacional. Portanto, cautela com a grafia e significado das palavras!

Além desses aspectos que são importantes para a elaboração de um título profissional matador no LinkedIn, há alguns detalhes que também precisam ser levados em conta no momento de posicionar as palavras.

Dicas técnicas

  1. Quando as buscas por profissionais são feitas pelo celular, apenas os 50 primeiros caracteres aparecem na tela. Então, posicione primeiramente as principais palavras-chave. Chamando a atenção, o resto do perfil será acessado;
  2. Apenas o uso de keywords não garante que o perfil fique no topo da busca. Outros fatores influenciam bastante, como o número de conexões e atuação na rede social. Então, aumente seu networking, faça comentários em outros perfis e publique artigos;
  3. Adicione as melhores palavras-chave, que te impulsionam também na busca do Google. Portanto, faça uma escolha certeira e tire o melhor proveito do algoritmo do mecanismo.

O LinkedIn é uma ferramenta essencial para a conquista do primeiro emprego ou estágio internacional, quando sabemos aproveitar todas as possibilidades dessa ferramenta.

Com isso o título profissional é o primeiro contato que o recrutador terá com você. Portanto, é importante elaborar não apenas uma headline que chame a atenção na rede social, mas também um sumário interessante, que mostre os principais pontos da sua personalidade, experiências profissionais e conhecimentos em geral.

Acesse a matéria a seguir e veja as principais dicas para construir um perfil coeso e eficiente, que resulte na sua primeira colocação internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *